ALECRIM
- pablosalgado
- 11 feb 2015
- Tempo di lettura: 1 min
Resumo Alecrim: planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumática,apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas.
Família Lamiaceae (Lamiáceas)
Constituintes Óleos essenciais (cineol, alfa-pinol, cânfora), ácido rosmarínico, ácido carnósico, ácido caféico, taninos, diterpenos amargos, flavonóides.
Partes utilizadas Folhas (e flores)
Propriedades Antioxidante, anti-reumático, depurativo, diurético
Indicações Uso interno (chá): Contra gazes, como condimento ou aromático (cozinha), contra a tosse, para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, devido ao forte efeito antioxidante do alecrim, enxaqueca, dor de cabeça, problemas de concentração, úlceras estomacaias, cistite.
Uso externo, em pomadas (quase sempre em associação com outras moléculas): Reumatismos: artrite, artrose.
Efeitos secundários Dose alta: sono profundo, espasmos, gastrite, sangue na urina.
Contra-indicações: Desconhecemos Interações Desconhecemos
Preparações - Infusão de alecrim
- Inalação de alecrim
- Pomada
- Óleo essencial de alecrim
- Cápsula
- Tintura de alecrim
- Banho
- Cataplasma
- Decocção Onde cresce o alecrim? O alecrim cresce na Europa, do sul ao norte. Esta planta cresce em muitas partes do mundo, como na África, nas Américas (Brasil), Austrália e Ásia. O alecrim é nativo da região mediterrânea. Quando colher o alecrim? O alecrim é colhido principalmente na primavera (Europa). Observações Esta planta é encontrada em pomadas bastante conhecidas contra os reumatismos. Além disso, no preparo interno, em infusão, a sua ação diurética é muito eficaz. Também utilizadana culinária como aromatizante e para temperar carnes e auxiliar na conservação, graças ao efeito anti-oxidante (óleos essenciais).
- Há mais de 10 variedades de alecrim.
Comments